Por: Juliana | 10/04/2018

Mais de 1.400 associados prestigiaram, nessa semana, as assembleias de núcleos promovidas pela Sicredi Região da Produção RS/SC em Chapecó. As assembleias são essenciais para fortalecer a transparência e envolver os associados nas decisões sobre a cooperativa, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e também beneficiando a comunidade e o quadro social. “Eventos como esses permitem que a decisão coletiva se sobressaia e são o momento de maior participação dos associados – quando exercem o seu papel e decidem, juntos, o melhor para a cooperativa”, explica o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região da Produção RS/SC, Saul João Rovadoscki.

O modelo cooperativista vem ganhando cada dia mais força e isso é visível na expansão do Sicredi e na participação dos associados neste processo. Este é um reflexo da valorização das pessoas e também dos benefícios que se estendem ao desenvolvimento nas regiões nas quais o cooperativismo é atuante.

“Os números reafirmam o mercado promissor que vislumbramos nesse projeto de expansão. Queremos crescer com solidez e as assembleias são uma oportunidade para fortalecermos os diferenciais que o cooperativismo de crédito tem a oferecer para as pessoas. Nosso objetivo maior é mostrar aos associados que quanto mais crescemos, mais benefícios são revertidos para a comunidade”, esclarece Rovadoscki.

O gerente da agência Empresarial Chapecó, Anderson Fronza, ficou muito satisfeito com a grande participação dos associados na assembleia de núcleos. “As assembleias marcam a gestão democrática e a participação dos associados, e a nossa missão como cooperativa é valorizar o relacionamento, por isso, esse é um momento de mostrar para o associado de que forma o dinheiro está sendo investido de forma transparente e próxima dos associados”, enfatiza.

Em 2017, a Sicredi Região da Produção RS/SC teve incremento significativo nas operações de crédito e depósitos totais nas quatro agências do município, com um montante de R$ 96,4 milhões e R$ 127,5 milhões, respectivamente. Nos últimos cinco anos, a cooperativa apresentou um crescimento de 40%, encerrando 2017 com 10.726 associados em Chapecó. O gerente da agência Santa Maria Chapecó, Cleidir Faller, afirma que “o que mais vale é ver o crescimento com base na confiança que os associados têm na cooperativa. Por isso, nosso foco seguirá sendo na excelência do atendimento para fazer valer essa credibilidade”.

“O ano de 2017 foi um ano extraordinário em termos de crescimento para a agência, para a cooperativa e para o sistema Sicredi. Estamos consolidando nossa marca com um número cada vez mais expressivo, principalmente em relação à captação e de crédito. Mesmo diante de um cenário de incertezas, que foi o de 2017, o cooperativismo se fortaleceu como um sistema de credibilidade reconhecida pelo associado” realça o gerente da agência Centro Chapecó,Claucus Valdameri. A agência Centro é a mais antiga e, neste ano, realizou a maior assembleia com associados da cooperativa em Chapecó e, segundo Valdameri, é uma satisfação poder encontrar todos em um momento de integração da equipe da unidade de atendimento com os associados.

Em seu primeiro ano como gerente, na agência Efapi, Ademir Sonza, conta que os resultados foram atingidos com muita dedicação e esforço. “Tivemos um ano excelente e iniciamos 2018 muito bem. O balanço já feito nesses primeiros meses nos traz otimismo para este ano, sempre focados em atender nosso associado da melhor forma”, prevê.