Por: Carlos Lazzari | 01/11/2017

1º Lugar Cabo de Guerra

1º Lugar Sumô Tradicional

Alunos do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) participaram no fim de semana da etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica. O evento de abrangência nacional é gratuito e ocorre desde 2009 para difusão da Robótica no ambiente escolar desde a educação básica até a educação superior. A etapa de Santa Catarina foi realizada em Chapecó, na Unoesc.

O SENAI de Chapecó participou com quatro equipes, sendo duas na categoria Sumô nível 2 (alunos de 10 a 14 anos), formada por alunos do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE)  que conta com a participação do SESI e IEL. Outras duas equipes participaram na categoria Cabo de Guerra, nível 3 e 4, com alunos e professores do curso Aprendizagem Industrial em Informática.

O professor Wagner Titon, que coordenou as equipes, afirma que é uma oportunidade de exercitar o aprendizado. “Esses eventos são importantes porque inspiram nos estudantes o espírito de competição e permitem que eles observem e aprendam com outros grupos. Identificamos uma empolgação diferente do que trabalhar no ambiente fechado da sala de aula”.

Pela primeira vez o SENAI de Chapecó competiu na categoria Sumô, que compreende alunos de 10 a 14 anos. “Foi uma experiência extremamente válida porque tiveram que buscar muito conhecimento extraclasse”, afirma Titon. Já os estudantes que participaram da categoria Cabo de Guerra tinham a responsabilidade de manter no município o título conquistado no ano passado. O objetivo foi alcançado e a equipe encerrou a participação com o bicampeonato estadual. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Agora vamos em busca de viabilizar a participação das nossas equipes na etapa nacional”, explica Titon.

A fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro em São Luís, no Maranhão.