Por: Juliana | 11/04/2018

A cultura de Santa Catarina ganha mais um espaço de divulgação: está no ar o portal cultura.sc.gov.br, novo site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão do Governo do Estado. Mais do que um espaço para informações institucionais, o novo portal disponibilizará ao público a agenda cultural dos teatros, museus e demais casas administradas pela FCC, de forma organizada e fácil navegação. Será priorizada a publicação de notícias, que ganham mais espaço e destaque na página principal.

O site anterior havia sido construído em 2008 e desde 2012 não recebia melhorias em sua estrutura. Por isso, uma das preocupações na elaboração do novo portal foi apresentar um layout moderno, seguindo a tendência de diversos portais de cultura existentes no país.

Os estudos para a elaboração do novo portal iniciaram em 2017, quando foi feita uma ampla pesquisa sobre o conteúdo dos sites de notícias de cultura já existentes. Durante o processo de criação, entendeu-se a necessidade de priorizar um conteúdo mais informativo, bem como que a navegação fosse mais fácil para o usuário que busca informações sobre a programação cultural dos espaços administrados pela FCC. Por isso, a maior parte do espaço da página inicial é ocupada por conteúdo jornalístico.

Desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e pela Assessoria de Comunicação da FCC, o novo portal da cultura terá, além de textos e fotos, espaço para vídeos e áudios, como o programa MIScuta, veiculado semanalmente na Rádio Udesc FM.

Sem deixar de lado o conteúdo institucional, o site traz informações sobre os editais, ações e projetos realizados pela Fundação Catarinense de Cultura e pelas casas administradas pela entidade. Contém, ainda, um breve histórico sobre os prédios que sediam museus, como o Palácio Cruz e Sousa, Casa dos Açores e Casa de Campo do Governador Hercílio Luz.

Em resumo, é um portal informativo, que promete facilitar a experiência de navegação do público.