Por: Juliana | 21/03/2018

 

 

 

 

O sistema Professor On-Line, com acessibilidade para docentes com deficiência visual, entrou oficialmente em operação nesta terça-feira, dia 20 na rede estadual de ensino de Santa Catarina. O projeto piloto foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) na EEB São Francisco, de Chapecó, aonde o professor Luiz Sagas, deficiente visual, usou o sistema, sugeriu melhorias e nesta terça-feira acessou oficialmente o sistema pela primeira vez.

A novidade foi apresentada em reunião técnica, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó para os diretores, assessores de direção e assistentes de educação da Gerência Regional de Chapecó (Gered). O objetivo é fornecer a estes professores ferramentas de trabalho, este processo inicia agora com autonomia no acesso ao sistema Professor on-line, plataforma que registra a vida do estudante (frequência, notas, conteúdos curriculares).

Segundo a coordenadora técnica do Sistema Professor On-Line, Danielli Burigo, a plataforma de acessibilidade será utilizada por 96 professores no Estado. “Basta o assistente de educação informar no sistema que o professor tem deficiência visual ou baixa visão, que a plataforma automaticamente reverte para acessibilidade”, explica.

A nova plataforma Professor On-line foi adaptada, mantém as principais funcionalidades e é ampliada com base de voz e sons, que orientam os professores com deficiência visual e baixa visão. O professor de geografia da EEB São Francisco, Luiz Sagas, tem deficiência visual desde o nascimento, ele conta que superou muitos obstáculos e agora comemora mais esta conquista que dá autonomia. “Toda pessoa precisa de liberdade de ação, vou poder executar o trabalho de uma forma mais eficaz”, afirma o professor.

Neste percurso, a SED, Gered Chapecó e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) trabalharam em conjunto para superar este desafio. “Na Gered Chapecó temos apenas um professor que necessita deste recurso, é um orgulho para nós termos contribuído para implantação deste projeto que irá proporcionar acessibilidade e inclusão tecnológica. Certamente irá beneficiar muitos professores em todo o Estado”, analisa a gerente da Gered Chapecó, Maria de Lurdes Seben.

O evento também contou com a presença do diretor de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Reis Von Hertwig e do gerente de Tecnologia  da Informação e Governança Eletrônica, Felipe Chavier de Oliveira.