Por: Juliana | 11/04/2018

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

1ª ação no Brasil de reintegração seletiva do PMCMV.

Neste terça-feira, 10, em operação que iniciou ainda por volta das 04h da madrugada, com a preparação e preleção, com chegada no local da ação por volta das 06h, a Polícia Militar, com apoio de outros órgãos, proporcionou a segurança necessária a um cumprimento de mandado de reintegração de posse de 38 apartamentos no Loteamento Expoente, região sul de Chapecó.

Participaram diretamente da ação aproximadamente 130 policiais militares, dentre os quais estavam efetivos do administrativo, policiamento ordinário, Agência de Inteligência (AI), Guarnição de Operações Preventivas, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil (esses dois com efetivos de Chapecó e Xanxerê), Cavalaria (de Chapecó e Xanxerê) e policiais do Batalhão de Choque de Florianópolis.

Também estavam presentes os representantes da Caixa, com toda assistência jurídica, representantes da OAB, e assistências social da Prefeitura, Polícia Federa, Polícia Civil com unidades em terra e Saer, Bombeiros e serviços de suporte operacional contratados pela Caixa para operação.

Foi a primeira ação do tipo no Brasil, onde a reintegração de posse foi seletiva, ou seja, num empreendimento regular a retomada sendo feita apenas de alguns apartamentos. O que se tem geralmente, que frequentemente é realizado, é a reintegração de posse do empreendimento como, onde após uma invasão ou ocupação irregular generalizada, a Caixa retoma todas as unidades e redistribui da forma legal.

Foram cumpridos mandados em aproximadamente 35 apartamentos, distribuídos nos diversos blocos do loteamento. Com o uso das técnicas policiais, com a devida ação de choque e demonstração de força, não houve resistências ao cumprimento da ordem judicial e, contestações e dúvidas quanto à decisão foram rapidamente sanadas pelos serviços presentes.

Neste momento, 14h15min, somente quatro apartamentos faltam ter suas mudanças carregadas, devendo a ação ser encerrada dentro em breve.